As redes sociais são um meio cada vez mais utilizado para procurar emprego, sendo que as empresas também já optam por ‘investigar’ as redes sociais de potenciais colaboradores. Posto isto, nos dias de hoje, estas plataformas são uma das melhores formas de divulgares o teu currículo e de encontrares um trabalho, pelo que te trazemos algumas sugestões que te permitirão tirar mais vantagens das mesmas.
Deste logo, é importante conheceres o objetivo de cada uma das redes sociais e entenderes a melhor forma de tirares proveito dos seus recursos. Tendo em conta que este conteúdo muitas vezes pode ter caráter público, é necessário teres em atencão a postura adotada, mantendo sempre uma imagem positiva. Faz publicações inteligentes, que demonstrem a tua opinião sobre determinado assunto, e lembra-te de tomar muito cuidado com conteúdo polémico ou duvidoso pois, como referimos, diversos recrutadores fazem pesquisas para conhecer melhor os seus candidatos.
Deves também preencher o teu perfil profissional da forma mais completa que conseguires, ou seja, deves colocar todas as informações necessárias e solicitadas (nome da empresa onde trabalhaste, período de tempo em que exerceste funções, categoria profissional e tarefas/responsabilidades inerentes à função). Deste modo, faz uma descrição verdadeira das tuas funções e pede recomendações às empresas nas quais já trabalhaste. Isso irá destacar ainda mais o teu perfil profissional.
Quando pensamos em encontrar emprego através da internet, o Linkedin acaba por ser das redes sociais mais utilizadas. É muito fácil criar um perfil para divulgar o seu currículo e melhorar a sua rede de contactos. No entanto, também podes utilizar o Facebook e o Twitter para divulgar o teu currículo, bem como para desenvolveres a tua networking.
O Linkedin permite-te:
- Conhecer profissionais de todo o mundo que te podem ajudar com dicas e indicações de ofertas de emprego;
- Participar em grupos de ofertas de emprego de forma a saberes quais as oportunidades disponíveis;
- Seguir páginas de empresas de modo a que consigas ver quando publicam uma nova oferta;
- Manter o perfil atualizado, pois se algum recrutador visualizar o teu perfil terás maior probabilidade de ser contactado para o agendamento de uma entrevista de emprego.
Já no Facebook é possível:
- Participar em grupos de emprego, nomeadamente da tua área de atuação e também da tua região;
- Manter as suas informações profissionais atualizadas na área “Sobre”, na qual podes listar as empresas nas quais trabalhaste e a sua área de atuação;
- Seguir páginas de empresas que incluam a tua área profissional ou empresas de consultadoria de Recursos Humanos, pois geralmente publicam diferentes ofertas de emprego e os detalhes de candidatura.
Por fim, o Twitter possibilita:
- Divulgar ofertas de emprego (no caso das empresas);
- Seguir perfis de empresas para que consigas visualizar as atualizações sobre novas ofertas.
- Realizar uma procura facilitada, na qual podes colocar um hashtag e encontrar as principais publicações relacionadas com um determinado assunto/área profissional.