Como aumentar a produtividade no trabalho?

Como aumentar a produtividade no trabalho?

Atualmente, no mundo empresarial, aumenta a exigência dos profissionais serem capazes de dar várias respostas em simultâneo e de forma muito rápida.

Como sabemos, os níveis de produtividade não dependem do empenho dos profissionais e podem ser afetados pelos mais diversos motivos.

Confira 6 dicas que vão ajudá-lo a cumprir todas as tarefas dentro do prazo:

1. PLANEAMENTO

Inicie a semana a planear os seus objetivos e tarefas a cumprir, por ordem de prioridade e importância. Diariamente faça revisões ao seu planeamento. Sabemos perfeitamente que irão aparecer novas tarefas de última hora. Tendo conhecimento do que está pendente e dos prazos a cumprir será mais fácil organizar-se, evitando atrasos.

2. LIVRE-SE DAS DISTRAÇÕES

Se não utiliza o seu telemóvel para efeitos profissionais, desligue as notificações do email e redes sociais. Pois, não é fácil para ninguém concentrar-se com as ditas interrupções.
O mesmo acontece com o email. Se passa a vida a verificar o email, o ideal será definir um horário para consultá-lo (por exemplo: inicio da manhã, após o almoço e final da tarde).

3. NÃO AO MULTITASKING

Se até há pouco tempo a ideia das multitarefas era sinal de eficiência, cada vez mais se verifica que realizar várias tarefas ao mesmo tempo, diminui os níveis de produtividade.
É preferível focar-se numa tarefa de cada vez e assim aumentar as hipóteses de saírem perfeitas à primeira.

4. EVITE REUNIÕES

Sabemos que uma parte das reuniões de trabalho agendadas são improdutivas. E por que não tentar perceber se o tema que irá ser debatido poderá acontecer noutro formato como por email, telefone…. Ou acontecer durante uma pausa para o café? Evidências mostram que os envolvidos apresentam um maior entusiasmo e melhor performance quando as mesmas se realizam com todos de pé e não sentados numa sala.

5. HORAS PARA PAUSAS

Ninguém consegue manter o mesmo nível de concentração e ser produtivo ao realizar muitas horas de trabalho seguidas.
Organize intervalos de trabalho. Faça pausas a meio da manhã e a meio da tarde. Investigações mostram que os atletas de alta competição são mais produtivos porque fazem pausas a cada 90 minutos de trabalho.

6. ORGANIZE O SEU TRABALHO

Nunca sabe onde está aquele documento importante ou ficheiro gravado no seu computador? Um conselho importante para ser mais produtivo é organizar o seu computador e local de trabalho. Um computador e mesa de trabalho organizada, com os documentos bem documentados e arquivados, vai permitir encontrá-los mais rapidamente e poupar tempo para usar noutras tarefas.

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