Agora é não desanimar e encarar o desafio como um momento de grandes mudanças e de surgimento de novas oportunidades. Para isso, aproveite este momento de mudança para se direccionar para o emprego que realmente quer.
Seguem dicas para o ajudar a atingir o seu objetivo:
Otimize o seu Curriculum Vitae
Não se limite a enviar candidaturas com o modelo convencional. Construa o seu CV a partir de uma lista das competências que adquiriu desde o início da sua carreira. Destaque os pontos positivos, seja sincero e não escreva coisas que não fez.
Para aumentar a probabilidade de conseguir entrevista, deve inserir no seu curriculum palavras-chave, pois uma grande maioria dos empregadores usa sistemas que pesquisam palavras-chave nos currículuns em função da oferta de emprego.
Aumente a sua rede de contactos
Contacte amigos, colegas, ex-colegas. Uma das melhores formas de arranjar emprego é através da rede de contactos.
Crie ou atualize um perfil nas redes profissional. Pesquise as vagas disponíveis e entre em contacto.
Mantenha-se ativo
Invista ou procure formação presencial financiada ou cursos gratuitos na internet, para atualizar ou adquirir novas competências e conhecimentos.
Aceite trabalhos temporários. Ao estar a trabalhar sente-se útil, mostra que está ativo e não tem de explicar no curriculum o tempo de inatividade. Além disto, podem abrir-se portas e contactos.
Entregue o seu CV em mão
Ao apresentar a sua candidatura pessoalmente mostra iniciativa e maior possibilidade de abrir um contacto profissional.
Antes da entrega, deve pesquisar informação sobre a empresa em questão e ter conhecimento da pessoa responsável a quem vai deixar o CV. Vá sempre preparado para uma possível entrevista.
Contrate um “Career Coach”
Ou consultor de emprego, pode ajuda-lo a orientar-se, a perceber o que gosta e o que não gosta, a potenciar as suas competências, a compreender o mercado e apoiar na criação do CV, carta de apresentação, nas entrevistas e na definição de objetivos.