Não é novidade para ninguém que, devido aos desafios impostos pela pandemia, as empresas tiveram de se moldar a novas formas de trabalhar como, por exemplo, o trabalho híbrido. Mas o que é isto do trabalho híbrido? De uma forma simples, é a combinação de trabalho remoto com presencial, ou seja, dá oportunidade aos colaboradores de trabalharem algum tempo em casa e outra parte do tempo no escritório/local de trabalho.
Sabemos que, como em tudo na vida, existem vantagens e desvantagens deste novo modelo, pelo que expomos neste artigo alguns pontos positivos ou menos positivos desta nova modalidade:
Vantagens:
– Aumento de produtividade;
– Maior equilíbrio entre trabalho e vida profissional;
– Menos custos para a empresa;
– Maior motivação dos colaboradores;
– Eliminação de tempo gasto no deslocamento dos colaboradores;
– Otimização do tempo e atividades.
Desvantagens:
– Dificuldades na comunicação interna;
– Falta de interações pessoais laborais;
– Menor segurança dos dados internos;
– Menos acompanhamento das atividades laborais;
– Necessidade de boa liderança.
Para tirar o máximo partido possível do trabalho híbrido, a equipa D’ACCORD sugere:
– Criação de objetivos;
– Supervisão das atividades desenvolvidas (diariamente);
– Reuniões frequentes;
– Apoio constante aos colaboradores internos;
– Entrega de equipamentos necessários;
– Automação de processos.
Apesar de ter vários benefícios para o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho, o trabalho híbrido pode aumentar a falta de relacionamento entre as pessoas e, consequentemente, levar a um isolamento que pode ser perigoso se afetar a saúde mental dos funcionários.
Portanto, torna-se necessário perceber, junto da equipa, se as pessoas estão a tirar benefícios deste método de trabalho ou se estão a sofrer com ele. Sabemos que as pessoas são todas diferentes e que não trabalham, de todo, de forma igual, pelo que se lidera uma equipa deve observar os efeitos deste método na sua equipa.