Ao procurar modelos de currículo, muitas pessoas preocupam-se em preencher os campos e perceber quais os conteúdos a disponibilizar. Tão importante quanto selecionar o melhor modelo é definir aquilo que irá escrever, como se irá apresentar e como se irá definir perante os recrutadores. Construa, com calma, a ferramenta que o irá representar no mercado de trabalho.
Abaixo descrevemos cinco questões que o auxiliarão nesta reflexão.
- Como se destaca perante os outros candidatos?
Em que aspetos faz a diferença? Quais as suas características, experiências passadas e/ou habilidades que o destacavam em determinadas atividades? Trabalho voluntário, participação em associações académicas, experiências internacionais e até projetos extracurriculares podem ser mencionados nesta categoria.
- Se já possui experiência profissional, quais são as suas soft skills?
Tem mais facilidade com folhas de cálculo? Fala bem em público? Tem talento para a área comercial? Tem capacidade de liderança? Descreva as habilidades técnicas que desenvolveu em ambiente profissional.
- Em que área pretende trabalhar?
Apesar das necessidades, sabemos que um colaborador satisfeito com a sua área/cargo trabalha melhor e é mais feliz. E é por isto que esta pergunta é de extrema importância – a sua correta resposta evita a perda de tempo em processos de recrutamento e seleção indesejados. Pense e eleja as áreas nas quais gostaria de trabalhar e quais das habilidades já descritas nas questões 1 e 2 podem ser uma mais-valia para a área escolhida.
- Onde gostaria de trabalhar?
Pense nos segmentos nos quais gostaria de trabalhar e faça uma lista das quais admira ou possui interesse, seja qual for o motivo: segmento, tamanho, localização, possibilidade de ascensão na carreira, etc.
- Pesquise sobre as empresas às quais se candidata e elabore cartas de apresentação personalizadas.
Saber a que empresas se candidata permite-lhe conhecer a cultura e valores perante o mercado. Verifique quais as políticas de recursos humanos de cada uma delas, se possibilitam ascensão na carreira e se são socialmente responsáveis.ubsplash
Ao responder a estas questões estará mais preparado para elaborar o seu currículo. Os seus objetivos profissionais, cargo e área na qual procura uma oportunidade e o seu potencial agora estão mais claros. Não deixe ainda de destacar as suas experiências profissionais mais relevantes, de forma clara e sucinta.